
Talvez essa a pior linha de ônibus que circula em Aracaju.
Hoje saí de casa pontualmente às 8:20h da manhã para chegar com folga ao Hospital Universitário, onde faria prova prática de Patologia às 10:00h. Minha saga tem início ao pegar um ônibus para ir para o Terminal da Atalaia, daí então pego outro para ir para o Terminal do centro, onde, por fim, deveria pegar o Sanatório e chegar ao meu destino final. Grande é a minha surpresa quando, ao chegar no Terminal do Centro, por volta das 9:15h, encontro pessoas indignadas com a espera incessante pelo único ônibus que passa pela frente do Hospital Universitário. Havia inclusive um senhor que estava há duas horas esperando pelo maldito transporte! "Ele deve estar chegando, então..." - pensei eu inocentemente.
Durante a espera, eu soube por terceiros que estava tendo uma manifestação em algumas ruas do centro da cidade contra a legalização dos motoboys. Ora, que mal há em legalizá-los? A não ser a desmonopolização do transporte coletivo em Aracaju? O que a cidade precisa é de concorrência para as empresas de ônibus e de táxis urbanos, para que haja uma melhoria significativa do transporte - viva o capitalismo.
A hora foi passando e eu fui me irritando com a demora. Então um breve "filme" foi passando em minha cabeça... o filme das 3 reportagens feitas pela TV Sergipe sobre a demora dos ônibus dessa linha. Quem disse que reclamar adianta alguma coisa?
Por volta das 9:50h, chega um ônibus Sanatório - "Aleluia" - eu pensei - "vou chegar bem no horário para a prova", mas como alegria de pobre dura pouco, o motorista apressou-se em avisar que o ônibus não iria continuar a viagem. "Por quê?" - eu perguntei - "O motor vai explodir" - respondeu o motorista. Nossa... eu nunca tive tanta vontade de jogar uma pedra numa janela de ônibus... "O transporte público de Aracaju é uma vergonha"! Mas, espera um minuto... TRANSPORTE PÚBLICO? Eu não posso chamar de transporte público se é um transporte monopolizado por algumas empresas privadas, o qual eu ainda pago R$ 2,00 para andar em latas velhas, correndo o risco do motor explodir. "E ainda chamam Aracaju de A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA"... tenho para mim que essa pesquisa não abrangeu aos usuários de ônibus da capital.
A hora foi correndo e eu fui começando a ter vontade de chorar... procurei um fiscal para perguntar o motivo de tanta demora, mas advinha? NÃO ACHEI. Isso mesmo, senhores, não achei fiscal algum.
Depois de mais algum tempo... às 10:30h, chega outro ônibus em condições de rodar... cheguei ao HU às 11:00h... e advinha? PERDI A PROVA. PUTS...
O engraçado é que ontem mesmo criticaram a minha postagem anterior onde eu escrevi "(...) e o Brasil sempre será o país do futuro (...)", perguntaram-me se eu não lia os jornais. No momento eu não soube muito bem o que responder, então apenas disse "o blog é meu, eu escrevo o que eu quiser"... suponho que tal pessoa que me fez essa pergunta não pega ônibus. O Brasil é um país de economia sólida, muitas riquezas, grandes superávits... sim eu leio os jornais! Mas de que adianta tudo isso se os impostos que eu pago não são repassados para a saúde, o transporte PÚBLICO, e, principalmente, a educação? Se o congresso me faz passar vergonha? De que me adianta o pré sal se a gasolina continua subindo? É... parece-me que o Brasil faz bonito lá fora, mas aqui dentro continua fazendo feio do mesmo jeito. Pergunto-me se em algum país do PRESENTE alguém perderia uma prova por atraso do ônibus... ou melhor, se alguém espera 1 hora e 15 minutos por um ônibus... na minha opinião, o Brasil continua sendo o país do AMANHÃ até que nós decidamos fazer o sol nascer mais cedo. Para começar, bem que podiam legalizar os mototaxistas, não é?
P.S. Farei a prova prática de patologia na próxima segunda... dessa vez vou de carro.
putzzz, perder prova por incopetencia da prefeitura em aprovar uma lei q o governo federal aprova é foda.
ResponderExcluireu sou a favor da legalização de mototaxistas, pq busão cada dia tão mais lerdos e velhos...
Aracaju tem um dos maiores orçamentos municipais do Brasil. Se se tratasse de uma linha que cruzasse a Praia 13 de Julho, duvido que houvesse esse descaso. A classe política de Aracaju só se preocupa com os pobres em época de eleição, recebem doações milionárias desses pseudos empresários que usam a concessão pública do transporte colectivo como bem querem e aprouvem. Vergonha, ou melhor, falta de vergonha. Cadê o Ministério Público que se esconde atrás de salários de marajás, acobertados pela vitaliciedade. Enquanto isso vamos esperar duas horas por um ônibus velho e com motor explodindo.
ResponderExcluirCara amiga, isso que vc passou foi um verdadeiro e absoluto absurdo e prova maior que somos governados por profissionais altamente incopetentes e mais incopetentes ainda somos nós que nos adequamos a toda essa realidade insólida da nossa cidade, quiçá Estado, ou seja, isso tudo é uma porra e adoramos viver na porra...mas não esqueça da invasao que foi remarcada para amanhã em Glória, leve a marmita
ResponderExcluirPS.se ser do MST é ter um pouco de decência que venham as plantações de mandioca
eu pensei que vc ja tinha se acostumado a isso Drika
ResponderExcluir